Ícone do site Contabilidade em São Gotardo -MG

Conheça os maiores erros da empresa ao emitir Nota Fiscal

Student Geba147acc 1280 - Contabilidade em São Gotardo -MG

As pessoas têm muitas dúvidas sobre qual a maneira correta de emitir notas fiscais, por isso preparamos esse conteúdo para você não cometer mais erros.

Importante salientar que a emissão de notas fiscais é um assunto que parece complicado, onde surgem dúvidas comuns que pode impedir o prosseguimento da operação. Sendo de extrema importância respeitar as leis, emitindo da forma correta o documento.

Por isso, preparamos esse conteúdo para melhor entendimento.

  1. NÃO EMITIR NOTA FISCAL

Alguns empresários acreditam que não são obrigados a emitir nota fiscal, porém é muito importante ter consciência de que não realizar a emissão é considerado sonegação, o que é crime, podendo sofrer grandes penalizações.

  1. NÃO TER CONHECIMENTO DOS TIPOS DE NOTAS FISCAIS

Existem, resumidamente três naturezas de notas fiscais:

O primeiro tipo é a Nota Fiscal de Prestação de Serviço Eletrônica (NFSe), como o próprio nome já diz, essa nota fiscal é relacionada com a prestação de serviços, bastante utilizada em oficinas mecânicas, academias, vendas de cursos online, etc. Por ela ser um documento municipal, cada Prefeitura possui sua regra, principalmente em relação ao sistema que disponibiliza aos prestadores de serviços.

O segundo tipo é a Nota Fiscal Eletrônica (NFe), esse tipo de documento é emitido sempre que ocorrer a venda de produtos físicos, incluindo vendas realizadas pela Internet.

E por último, temos a Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica (NFCe), esse tipo de documento é utilizado na venda à consumidor final e veio para substituir aquele famoso cupom fiscal emitido por ECF.

  1. DANFE NÃO É NOTA FISCAL

Sabe aquele documento que você recebe toda vez que realiza a compra de algum produto? Então, ele é conhecido como Documento Auxiliar de Nota Fiscal (DANFE), que possui apenas a representação física da NFe e não possui validade jurídica.

A nota fiscal eletrônica é um documento digital e a sua informação mais importante é a chave de acesso que possui 44 dígitos, a qual possibilita tanto a consulta como o download do XML.

Esse arquivo XML, é muito importante, nele contém todas as informações relativas a operação e deve ser armazenado por no mínimo 5 anos.

  1. ACUMULAR TODAS A VENDAS DO MÊS EM APENAS UMA NOTA FISCAL

Para cada venda realizada é necessário ter a sua respectiva nota fiscal, independentemente do regime que a empresa está enquadrada, isso ajuda a prevenir autuações por parte da Receita, e ainda controlar o estoque da empresa, bem como as contas a receber.

  1. INFORMAR DADOS INCORRETOS

Ao realizar a emissão da nota fiscal é muito importante estar atento às informações que serão preenchidas, como CNPJ/CPF, endereço, as informações tributárias (NCM, CFOP, CSON/CST), o valor da operação, qualquer informação preenchida incorretamente abre brechas para que a empresa caia em malha fiscal e seja autuada.

Além de disso, certos tipos de informações podem invalidar a nota fiscal, acarretando a sua rejeição.

Portanto, é necessário ter muita atenção.

CONCLUSÃO

Ao realizar a leitura desse conteúdo, tenho certeza que você se identificou com alguma dessas situações, mas sempre tenha em mente que pagar impostos em dia e respeitar as devidas legislações são de responsabilidade e obrigação do empreendedor, nesses casos conte sempre com o auxilio do seu Contador.

Classifique nosso post post
Sair da versão mobile